domingo, 23 de junho de 2013

Materiais a serem utilizados

Os materiais dependem da técnica a ser aplicada. Mas, vamos começar pelos materiais básicos:

peça que deseja pintar.

Panos secos – um para tirar o pó da peça, outro para secar o pincel e/ou rolo e é sempre bom ter outro para qualquer emergência.

Lixa fina – uma folha serve, mas se a peça for muito grande é bom ter duas folhas. Você pode utilizar as de número 400, 180 e 220, dependendo do uso e do tipo do MDF da peça (pode lixar antes pintar com uma mais grossa e entre as mãos de tinta com uma mais fina).

Pote com água – para limpar o pincel e/ou rolo, se for utilizar rolo, melhor ter um pote largo que caiba o rolo.

Godê – é um utensilio que usamos para colocar um pouco de tinta (assim não arrisca sujar ou contaminar o pote inteiro de tinta e, no caso do rolo, facilita a pintura) ou misturar cores e texturas de tintas diferentes. Eu uso um azulejo ou prato que comprei avulso só para isso.

Tintas acrílicas e verniz – há quem use tinta PVA, mas já ouvi dizer que elas não ficam tão bonitas com o passar do tempo, que as acrílicas ficam bonitas por mais tempo. O verniz deve ser fosco ou brilhante, especial para madeira. Algumas pessoas usam spray e outras usam o líquido. Só usei o líquido, mas quando for comprar você pode perguntar a um vendedor e explicar o que vai fazer, ele pode indicar o melhor tipo de verniz.

Pincéis e/ou rolo – os pincéis devem ser de pelos macios e os rolos de espuma macia. Os tamanhos dos materiais dependem do tamanho da peça. Se ela tiver muitos detalhes é bom ter um pincel pequeno, mas se a peça for grande e lisa, um rolo é melhor para deixar a tinta uniforme e pintar mais rapidamente. É bom ter um rolo e/ou pincel especificamente para aplicar o verniz, que devem estar totalmente secos na hora da aplicação. Já para aplicar as tintas, os pinceis e rolos devem estar levemente úmidos.

Toalha de mesa velha – ou plástico para cobrir a mesa. Sempre deixando o pano ou plástico bem estendido na mesa para evitar que grude na peça pintada ou atrapalhe o procedimento. Não é indicado o uso de jornal, porque solta tinta e pode sujar a peça, além de não ser muito prático.

Secador – esse é opcional, mas faz com que a peça fique pronta mais rapidamente.

Isso é para começar, nos outros, conforme eu for fazendo, vou colocando os materiais específicos de cada técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui sua sugestão ou opinião.