quinta-feira, 11 de julho de 2013

Passos básicos da pintura do MDF

Essas são as possíveis etapas da pintura de uma peça:

Limpeza
As peças em MDF são tratadas e, quase todas, vêm prontas para serem pintadas. Mas elas vêm muito empoeiradas e é necessário tirar bem o pó com um pano seco.

Primeiro lixamento
Algumas pessoas lixam antes de qualquer coisa e depois limpam com pano seco.
Cada folha de lixa é em média R$1.80 e você usa só um quadradinho para uma peça (para cada etapa, um para lixamento prévio, outro para entre as mãos de tinta branca, outro para tinta escura etc.).

Tinta branca
Algumas pessoas passam de uma a duas mãos de tinta branca (ou qualquer cor bem clara) antes de pintar na cor escolhida. Tem até algumas pessoas que usam a base acrílica misturada com a tinta branca.
Claro, sempre lixando entre as mãos de tinta branca e/ou da cor escolhida, porque a madeira fica “arrepiada” quando passamos a tinta. Depois de lixar passe um pano seco bem rápido.

Pintura
Se você escolheu pintar com cores bem escuras, não é necessário pintar com tinta branca antes, mas há quem prefira sempre fazer esses passos. E também há outras técnicas de decoração, veremos mais para frente.

Finalização
Uma vez que você passou a última mão de tinta, não é necessário mais lixar e nem retirar o pó.
Depois é só colocar o verniz, que você escolhe entre o fosco e o brilhante dependendo das suas preferências.
Muitos preferem passar até duas mãos de verniz, mas vai depender da finalidade da peça.

Como eu fiz
Eu não lixei antes, só retirei bem o pó. Passei a primeira mão de tinta, que era de cor escura. Sequei com o secador, lixei e passei um pano seco rapidamente. Passei a segunda mão de tinta e sequei com o secador novamente. Por fim, só passei um verniz brilhante. As peças ficaram bonitas, mas olhando mais de perto agora, vejo algumas imperfeições. Numa próxima vez, vou lixar antes para ver se o resultado fica diferente, sem esse toque áspero nas bordas.




Dica:


A peça seca mais rapidamente com um secador de cabelo (quanto mais quente melhor), que você pode usar entre as mãos de tinta. Exceto quando passar o verniz, nunca seque o verniz com secador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar aqui sua sugestão ou opinião.